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Rosangela Enéas é publicitária, especialista em docência no ensino superior, escritora ghost writer e master coach. Como empreendedora responsável pela Unicórnio Autorias de Pensamento, vem ao longo de aproximados dezoito anos, mantendo o foco em Marketing de Conteúdo utilizando técnicas de Coaching como base metodológica para prestar serviços dentro de suas competências.

21/10/2018

Autores Independentes: Como Fazer Editoração em Arquivos (Word para e-Pub)

Aprenda a Fazer Editoração de Arquivos (Word para e-pub)

Hoje veremos juntos como converter o seu conteúdo digitado no Word, ou seja, no formato “.doc” para o formato e-PUB, com ideias, palavras e resultados, utilizando o software Calíbri, por dois motivos: o download é grátis e os templates são intuitivos:

metodologiasonline


E por que aprender a fazer esse tipo de conversão, seria tão importante na visão do Marketing de Conteúdo? 

Basicamente porque um conteúdo editado no formato e-pub, se torna reflowable (uifloibol), ou seja, vai oferecer a possibilidade para que as fontes e as imagens se adaptem automaticamente a qualquer tamanho de tela dos dispositivos móveis.

E, especificamente, no caso de escritores como nós, seria o formato mais solicitado em sites distribuidores de obras, como a Amazon, o Clube dos Autores, o Publique-se da Saraiva e, outros tantos que felizmente vem marcando grande presença no mercado.

Eu falo sobre esse e outros assuntos importantes com foco em Marketing de Conteúdo, no meu livro “E-books: A Escrita com Alma Digital”, lançado no mês passado em duas versões já disponíveis nas principais livrarias e também por aqui.  

Acompanhe este tutorial no vídeo e/ou na continuação deste post, abaixo do mesmo ;)



I. PARTE I – no Word

1. Abra o arquivo que você deseja converter;

2. Caso ele tenha cabeçalho, número de páginas e rodapés, exclua tudo;

3. Caso você tenha utilizado fontes muito trabalhadas, selecione todo o seu texto e modifique para fontes padrões, como a “calibrí”, “times” ou “arial”, colocando todas no tamanho 12;

4. Caso o seu conteúdo tenha muitas imagens, facilite seu trabalho excluindo o maior número possível delas e, para as que você julgar que será imprescindível manter, selecione uma a uma, vá até a opção “formatar” e em “quebra de texto automática” clique em “alinhado com o texto”; 

5. Se o seu texto não contém uma “declaração semântica”, ou seja, um sumário automático, vá até a página do seu conteúdo que, em livros seria “introdução”, clique com o mouse no começo dessa página, vá até a aba “inserir” e clique em “página em branco” e depois, vá até a aba “referências” e no canto superior esquerdo, clique em “sumário” escolhendo o “sumário automático 1 ou 2”;

6. Selecione cada capítulo do seu conteúdo e clique em “Título 1”;

7. Selecione cada subcapítulo do seu conteúdo e clique em “Título 2”;

8. Vá até o sumário que você já tinha ou acaba de colocar e clique em “atualizar sumário”;

9. Exclua o sumário, porque tanto o formato e-PUB, como o XPS ou o PDF, são DTBook, ou seja, transmitem essa leitura sequencial para o software de leitura, sem necessidade de fluxo de texto;

10. Revise seu conteúdo e faça as adaptações que julgar necessárias;

11. Vá até a aba “salvar”, clique em “salvar como”, escolha a pasta de destino desse novo arquivo e o salve no formato Rich Text (RTF).

Chegou o momento de você, após ter feito o download gratuito do software do Calibre, abrir o programa e acompanhar a segunda parte desta aula. Vamos juntos?

II. PARTE II – no Calibre

1. Clique na aba “adicionar livros”;

2. Clique na aba “converter livros”;

3. Em “Metadados” verifique dados, acrescente a sinopse se o caso e importe a capa do seu conteúdo; 

4. Em “Aparência” vá em “layout” e remova o espaçamento entre os parágrafos;

5. Em “Processamento Heurístico”, clique em ativar;

6. Em “Detecção de Estrutura, clique na segunda varinha mágica (inserir quebra de página antes) e selecione h1, ou seja, o comando que irá quebrar as páginas antes do início de cada capítulo;

7. Em “Índice” clique em “forçar o uso do índice gerado automaticamente”; em “índice nível 1; clique na varinha mágica e selecione h1 e, em “índice nível 2”, clique na varinha mágica e selecione h2;

8. Finalize com “ok” e aguarde o software processar o formato do arquivo;

9. Clique na aba “visualizar” e confira o resultado do seu trabalho em cada uma das páginas. Se você não gostou do resultado, volte no seu “arquivo mãe”, modifique o que julgar necessário e repita o processo;

10. Clique em cima do arquivo com o botão direito do mouse e selecione “abrir conteúdo da pasta;

11. Selecione o ícone do "livreto", copie e cole na pasta de destino da sua escolha.

Parabéns! 

Tenho certeza que, assim como eu, você conseguiu atingir o seu objetivo de hoje. 

Mas, e quanto ao seu próximo objetivo? Você já sabe como concretizá-lo? 

Pelo sim e pelo não, conte comigo! Como? É muito simples:

Se ficou com alguma dúvida, é só deixar seu comentário e, se você é um empreendedor como eu, assine este site para receber sempre em primeira mão, ideias, palavras e resultados!



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