Nos Bastidores do Blog

Minha foto
Rosangela Enéas é publicitária, especialista em docência no ensino superior, escritora ghost writer e master coach. Como empreendedora responsável pela Unicórnio Autorias de Pensamento, vem ao longo de aproximados dezoito anos, mantendo o foco em Marketing de Conteúdo utilizando técnicas de Coaching como base metodológica para prestar serviços dentro de suas competências.

30/11/2018

Metodologia Científica: Método x Chicote

Metodologia Científica: Método x Chicote

Você já parou para observar que, tudo na natureza apresenta um início, uma sequência e uma finalização, independentemente da duração desses processos? 

Então, você já deve ter observado também, que para tanto, uma base inicial sólida, precisou ser antecipadamente elaborada.

Pense por exemplo, na construção de uma casa ou um de um edifício. O alicerce virá em primeira instância, objetivando que tal obra não venha a ruir futuramente, após a adequação dos materiais necessários à sua construção. 

Nesse meu exemplo, a casa ou o edifício terá como base, a ciência Engenharia que, por sua vez, se apoiará em outras ciências, como a Física e a Matemática.

De forma parecida, para que um trabalho de conclusão de curso seja construído, iremos precisar ter como base, a ciência Metodologia Científica que, por sua vez, facilitará o caminho de união das ideias chaves desse processo - conhecimentos vivenciados durante uma trajetória educacional e as outras ideias já fundamentadas – para que se consiga transcrevê-las em um formato de linguagem diferenciado: o científico.

Assim, a Metodologia Científica, apesar da “fama de mau” que recebeu, provavelmente, mais pelo verdadeiro pavor de um “tcc” sair com erro, do que por ela mesma; não é uma ciência autônoma e, muito menos uma chibata. Ao contrário!

Ela é uma ferramenta auxiliadora, cuja função principal, é a de facilitar o processo de união entre as experiências que já foram vivenciadas com as já fundamentadas, a fim de gerar ou incrementar uma nova experiência. 

Pode-se dizer que a Metodologia Científica é um modelo que, sendo adequadamente aplicado, permitirá que o conteúdo a ser apresentado, esteja “como deva estar”, ou seja, com uma linguagem lógica o suficiente para começar, dar continuidade e terminar qualquer exposição científica.  
Ainda sob esse aspecto, a Metodologia Científica, auxilia na observação de critérios éticos, com total liberdade de investigação, onde também será permitido selecionar assuntos preferidos e conteúdos adequados, tendo como benefício fundamental, o aumento de autoaprendizagem (repertório intelectual).

Isso porque, quando elaboramos um trabalho de conclusão de curso, iremos interagir com ciências multidisciplinares e, com profissionais que se relacionam aos assuntos que estamos estudando/pesquisando.

Não é o máximo?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário