Nos Bastidores do Blog

Minha foto
Rosangela Enéas é publicitária, especialista em docência no ensino superior, escritora ghost writer e master coach. Como empreendedora responsável pela Unicórnio Autorias de Pensamento, vem ao longo de aproximados dezoito anos, mantendo o foco em Marketing de Conteúdo utilizando técnicas de Coaching como base metodológica para prestar serviços dentro de suas competências.

10/12/2018

A Gestão do Conhecimento x O Capital Intelectual

A Gestão do Conhecimento x Capital Intelectual

Nonaka e Takeuchi (1997) definem gestão do conhecimento como “a capacidade que uma empresa tem de criar conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas”.

Por outro lado, capital intelectual, é uma somatória de conhecimentos e informações que formam as expertises das pessoas, sendo essas, as mesmas que formam toda e qualquer empresa.
Bukowitz e Williams (2002) afirmam que uma organização pode perfeitamente gerar riqueza a partir do capital intelectual, a medida em que integra processos e conhecimentos, se fizer deles uma estrutura própria.

Assim, o escritor que trabalha primeiro sua expertise, conseguirá fazer do conhecimento adquirido, um aliado da própria criatividade, como fator determinante para que consiga efetivar o seu projeto de escrita.

Subjetivamente, podemos dizer que criatividade é um dom (aptidão) ou talento (propensão) para se fazer (criar) determinada coisa.

Acredito que seja justamente essa forma abstrata de entendimento, que faça com que as pessoas pensem que criação seja alguma coisa aleatória, ou, em outras palavras, desprovida de lógica e, isso não é verdadeiro.

Graham Wallas (1858-1932) foi psicólogo social inglês e cofundador da Escola de Economia de Londres, onde pesquisou e desenvolveu um modelo que visa explicar e sistematizar o processo criativo, que até hoje é utilizado.

Saiba mais sobre esse processo criativo, em nossos próximos posts ;)


Referências:

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. A criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de Gestão do Conhecimento: Ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Tradução Carlos Alberto Silveira Notto Soares. Porto Alegre: Bookman, 2002.