Nos Bastidores do Blog

Minha foto
Rosangela Enéas é publicitária, especialista em docência no ensino superior, escritora ghost writer e master coach. Como empreendedora responsável pela Unicórnio Autorias de Pensamento, vem ao longo de aproximados dezoito anos, mantendo o foco em Marketing de Conteúdo utilizando técnicas de Coaching como base metodológica para prestar serviços dentro de suas competências.

11/01/2019

Entenda Sobre Coaching

Entenda Sobre Coaching


Coaching é mais que uma técnica, é uma filosofia de vida que faz germinar um incentivo interior, de forma que você se autoconheça e se autodesenvolva com todo o auxílio que precisa e merece, tanto na sua vida pessoal como na sua vida profissional e social.

Em outras palavras, Coaching são métodos e técnicas que fazem com que você consiga sair do ponto "A" (onde está) em direção ao ponto "B" (estado de sucesso desejado).

Um processo de Coaching é construído por encontros presenciais ou à distância (preferencialmente com a utilização de programas que não causem distrações aleatórias, como o Facebook, por exemplo) agendados semanalmente, de acordo com as disponibilidades entre Coach (profissional de Coaching) e Coachee (cliente). 

Esses encontros são elaborados de forma que bons resultados para o Coachee possam ser obtidos o mais rapidamente possível. Estudos e experiências sugerem então que se adote como regra de agendamento, uma sessão por semana, de forma que totalize um pacote de dez sessões, com duração aproximada de 1:20'h cada.

Normalmente costuma-se oferecer a primeira sessão gratuitamente, para que ambos - Coach e Coachee - possam averiguar se poderá ou não ser estabelecida uma empatia suficiente para que consigam trabalhar juntos, dentro de um clima harmônico, com a devida confiança, respeito e possibilidades de um para com o outro.

A dúvida que sempre costuma vir acompanhada do(a) Coachee nessa primeira sessão, é se haverá garantias de que ele(a) realmente conseguirá atingir seus objetivos (meta de sucesso/felicidade). 

A resposta é "sim" porém, apenas se ele(a) garantir que irá se comprometer - e não apenas se envolver - com o processo.

Acompanhe a resposta sobre outras dúvidas no próximo post, intitulado "Mais Respostas Sobre Coaching"!

Busca objetivos? Inspire-se no "Boato da Floresta"

Busca objetivos? Inspire-se no "Boato da Floresta"

Correu na floresta um boato de que muitos caçadores iriam atacar.

Rapidamente os líderes dos grupos que se sentiam mais fragilizados se reuniram no entardecer, para repensar em suas habilidades naturais e como suas equipes poderiam com o devido treino, escapar dessa emboscada: Bicudo (o pássaro), Potí (o coelho), Glub (o peixe) e Óscar (o pato)

(Bicudo):_Nenhum caçador conseguirá pegar alguém da minha equipe, porque voamos mais rápido que qualquer um.

(Potí): _Meu grupo de coelhos corre muito rapidamente todos os dias, não será um caçador qualquer que irá conseguir nos matar.

(Glub): _Pago pra ver algum caçador nadar tão longe da superfície quanto qualquer peixe do meu lago. Jamais nos pegarão.

Óscar no entanto retrucou com arrogância:
_Como vocês são limitados! Eu e todos da minha equipe fazemos as três coisas de uma só vez: voamos, corremos e nadamos. Com certeza, a nós é que não irão pegar!

O dia amanheceu aparentemente tranquilo mas, como o previsto, chegam os caçadores munidos de armas, armando a tocaia de uma só vez, porém  como os líderes estavam já prevenidos fizeram sinais para que suas equipes de pássaros, coelhos, peixes e patos conseguissem escapar....e assim foi, quer dizer, todas as equipes se safaram, menos as lideradas pelo Óscar, porque embora eles tivessem todas as habilidades em potencial, não se dedicaram com foco em apenas uma delas e então, o jantar dos caçadores naquele dia foi muitos patos com laranja.

Moral da história: Mantenha o foco em um só objetivo! Aprimore todas as suas habilidades mas, nunca se esqueça de que apesar da quantidade ser importante, o que faz a diferença é a qualidade!