Nos Bastidores do Blog

Minha foto
Rosangela Enéas é publicitária, especialista em docência no ensino superior, escritora ghost writer e master coach. Como empreendedora responsável pela Unicórnio Autorias de Pensamento, vem ao longo de aproximados dezoito anos, mantendo o foco em Marketing de Conteúdo utilizando técnicas de Coaching como base metodológica para prestar serviços dentro de suas competências.

08/02/2019

Resumo: Regência Nominal

Regência Nominal

Nos meus tempos de colégio, felizmente pude aprender com ótimos professores e, quando eu digo "ótimos", não me refiro aos que possuem cursos extra curriculares mas sim, os que notoriamente amam a profissão, posto que esses, ensinam os alunos a desvencilhar-se sozinhos, fornecendo dicas tão valiosas que, muitas vezes, só conseguirão ser percebidas ao longo dos anos.

Uma dessas dicas fantásticas que recebi e que, com muito gosto, compartilho contigo é a seguinte:

Quer apreender - e não só aprender - qualquer coisa (disciplina)? Então encontre o maior número de sinônimos possíveis das palavras que estiver lendo, ainda que as conheça.

Pausa: Lembre-se que sinônimos são palavras de mesmo significado, okay?!

O motivo é muito simples: além de você assim procedendo, conseguir esclarecer possíveis dúvidas, conseguirá gradativamente aumentar o seu vocabulário, o que seria o mesmo que "pegar um atalho" para minimizar os anos de pouca leitura que, porventura você teve!

Sendo assim, comecemos a treinar esta dica a partir do assunto deste post, ou seja: Regência Nominal.  

A palavra "regência" possui os seguintes sinônimos: 
"Governo: 1 controle, chefia, administração, gerência, comando, gerenciamento, gestão, governo, liderança, orientação, presidência." - Disponível em: https://www.sinonimos.com.br/regencia/. Acesso em 08. fev. 2019.
Isso posto, note que se um exercício solicitar algo que tenha a ver com "regência", estará em outras palavras, pedindo que você observe como está sendo feita a administração - formação/construção - das palavras que estão trabalhando duro para que a frase consiga ser formada da maneira mais correta possível :-)

No caso, você, como bom/boa gerente que é, deverá saber de antemão que em Língua Portuguesa, há apenas dois tipos de administração para essa finalidade: nominal e verbal. 

Sendo assim, para que "o departamento" da regência nominal funcione corretamente, você deverá:
  1. Manter o foco (sublinhar) os "funcionários" (elementos): o substantivo, o advérbio e o adjetivo;
  2. Observar que eles devem obrigatoriamente anteceder uma preposição.
Pausa:  Sinônimos para substantivo: "Na gramática: 1 nome. Que se refere a substância: 2 essencial, fundamental, substancial, substancioso." - Disponível em: <https://www.sinonimos.com.br/substantivo/>. Acesso em 08. fev. 2019.
Pausa: Sinônimos para advérbio: "Advérbio é toda palavra invariável que acompanha o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, modificando o seu sentido. Exemplo: Cheguei cedo." - Disponível em: <https://www.sinonimos.com.br/advérbio/>. Acesso em 08. fev. 2019.
Pausa: Sinônimos para adjetivo: "Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição)." - Disponível em: <https://www.sinonimos.com.br/adjetivo/>. Acesso em 08. fev. 2019. 
Pausa: Sinônimos para preposição: "Preposição que indica direção: 1 a, em, com destino a, em direção a, na direção de, no sentido de. Preposição que indica finalidade e intuito: 2 a fim de, com finalidade de, com intenção de, com o intuito de, com o objetivo de." - Disponível em: <https://www.sinonimos.com.br/para/>. Acesso em 08. fev. 2019. 
Resumo: Regência Nominal

Este assunto termina por aqui mas, com certeza, não o nosso empenho! 

Por isso seus comentários e dúvidas estão sendo aguardados! 

Boa escrita, forte abraço e até o nosso próximo post, cujo tema será Regência Verbal!