Nos Bastidores do Blog

Minha foto
Rosangela Enéas é publicitária, especialista em docência no ensino superior, escritora ghost writer e master coach. Como empreendedora responsável pela Unicórnio Autorias de Pensamento, vem ao longo de aproximados dezoito anos, mantendo o foco em Marketing de Conteúdo utilizando técnicas de Coaching como base metodológica para prestar serviços dentro de suas competências.

Resumos Práticos de Português

Português Para Escritores
Muitas pessoas que fazem da escrita uma ferramenta de trabalho e/ou de melhoria em suas carreiras, apresentam dificuldades na área, devido a fatores que sem sombra de dúvida, os remete à qualidade - ou não! - do aprendizado que conquistaram em Língua Portuguesa.

Acredito que entre os tais, mereça especial destaque:
  • A comunicação coloquial (informal, popular) realizada via Whats'App, posto que nele, substituir frases por emotion (emoção) e utilizar sinais no lugar das palavras, não causa estranheza nem aos mais letrados. Lemos então o "pq" (porque), o "tbm" (também), o "vc" (você), o "bfds pra vc" (bom final de semana para você) e uma gama de novos sinais, que de nada auxiliam em gramática;
  • A facilidade apresentada pelos editores mais utilizados, como por exemplo, o Word, que emite "alertas coloridos" ao menor sinal de erro cometido durante o transcorrer da escrita nos textos. No caso, pode-se inclusive "arrumar depois", sem que a releitura do parágrafo seja feita por inteiro e coisa e tal...
  • Excesso de compartilhamento de imagens nas redes sociais. É fato que "uma imagem vale mais do que mil palavras" mas, o que fazer dessas mil na hora em que precisarmos apresentar nosso projeto para nossos clientes ou professores?     
Provavelmente você possa pensar que eu tenha me esquecido de incluir entre os fatores acima, a tão comentada "falta de prática em leitura". Todavia, se você observar esse problema por outro ângulo, ou seja, conforme foi exposto, poderá perceber que na atualidade, o "excesso de prática em leitura" é o que possa estar causando mais especificamente, as dificuldades para que se consiga escrever em Língua Portuguesa.

Eu, assim como a maioria das pessoas, utilizo diariamente o Whats'App, posto imagens nas redes sociais e, de forma obvia, também substituí a saudosa e querida máquina de escrever por editores de texto. Todavia, gostaria de compartilhar com você, quatro sugestões que acredito, poderão lhe ser muito úteis, caso você esteja entre os escritores que, como eu, sempre "esbarram" em dificuldades enquanto escrevem. 
  1. Nunca abandone o caderno e a caneta, porque além da sensação de conseguir amassar e jogar no lixo um texto mal feito, tendo a oportunidade de recomeçá-lo numa página totalmente em branco ser única; o simples fato de não ter um computador que "o alerte" sobre seus possíveis erros gramaticais, fará com que você de forma natural e sem cobranças, aumente o seu conhecimento e, consequentemente, alavanque ainda mais o seu trabalho.
  2. Recicle seus conhecimentos em Língua Portuguesa e pratique-os,
    com a consciência de que os costumes na linguagem acarretam em modificações na escrita e, ainda que você possa ter uma "memória de elefante", ela precisa de constantes atualizações para construir os contextos de forma mais adequa às interpretações ( lei mais sobre interpretação de textos clicando aqui).
  3. Lembre-se que escrever é, antes de tudo, uma arte e, como tal, requer além da inspiração geradora de sentimentos, técnica suficiente para adquirir criatividade. Você poderá entender mais sobre técnicas criativas lendo aqui e também aqui
  4. Ao invés de ter receio de errar, tenha pavor de não consertar possíveis erros de Língua Portuguesa. Escrever errado acontece para todos e em todos os momentos, principalmente por conta da falta de prática e da variedade de estilos literários que costumamos abraçar para não perder o serviço. A solução para esse inconveniente sempre estará nas dicas anteriores e na revisão obrigatória do que foi escrito ANTES da publicação ou entrega dos textos.
Pensando em tudo isso e, querendo auxiliar ainda mais os colegas escritores e/ou estudantes, dentro do período de 08 (oito) de fevereiro à 12 de abril, nossos próximos posts irão oferecer resumos de Língua Portuguesa!
Vale ressaltar que não sou formada em letras e que portanto, o material que será compartilhado por aqui semanalmente, tomou como base as minhas pesquisas, a minha experiência com o assunto e, claro, meu autodidatismo.

Confira abaixo o nosso cronograma de estudos e anote as datas em que os assuntos que mais lhe interessarem, já estarão com os links disponibilizados! Se preferir, assine nosso blog e não perca nenhum desses temas!


CRONOGRAMA DE RESUMOS DE PORTUGUÊS PARA ESCRITORES:

A Regência Nominal clique aqui 

 

A Regência Verbal clique aqui

 

Sinal de Crase:

 

Pontuação Básica clique aqui (a partir de 22/02)

 

Concordância Nominal:

  • Parte (1) clique aqui (a partir de 25/02)

  • Parte (2) clique aqui (a partir de 27/02)

 

Concordância Verbal 

  • Parte(1) clique aqui (a partir de 01/03)

  • Parte(2) clique aqui (a partir de 04/03)

 

Como Produzir Textos clique aqui (a partir de 06/03)

 

Os Tipos de Texto clique aqui (a partir de 08/03)

 

Ortografia:

  • Parte (1) clique aqui (a partir de 11/03)

  • Parte (2) clique aqui (a partir de 13/03)

  • Parte (3) clique aqui (a partir de 15/03)

 

As Regras de Acentuação clique aqui (a partir de 18/03)

 

Morfologia:

  • Parte (1) clique aqui (a partir de 20/03)

  • Parte (2) clique aqui (a partir de 22/03)

 

Sintaxe de Oração e Período:

  • Parte (1) clique aqui (a partir de 25/03)

  • Parte (2) clique aqui (a partir de 27/03)

  • Parte (3) clique aqui (a partir de 29/03)

  • Parte (4) clique aqui (a partir de 01/04)

  • Parte (5) clique aqui (a partir de 03/04)

  • Parte (6) clique aqui (a partir de 05/04)

  • Parte (7) clique aqui (a partir de 08/04)

  • Parte (8) clique aqui (a partir de 10/04)


Palavras e Significados clique aqui (a partir de 12/04)



Os seus comentários/sugestões/avaliações/dúvidas estarão sempre sendo aguardados, para que juntos continuemos construindo mais assertivamente novas autorias de pensamento! Sendo assim, forte abraço e bons estudos para todos nós!

Português para Escritores