A Importância da Organização e do Planejamento no Empreendedorismo

Atualizado: Mai 13


Embora uma pessoa possa ter ou passar a desenvolver as habilidades necessárias para ser um empreendedor, deve levar em consideração que a ação de empreender sugere uma grande quantidade de atividades diárias que precisarão ser ministradas, controladas, mensuradas e subsidiadas. Para tanto, organização e planejamento são palavras-chaves.


Oportunidades, atributos pessoais, mercado de trabalho, insatisfações generalizadas, família e influências externas, são alguns dos principais fatores motivadores para que as pessoas que sonham com o futuro almejando tangibilizar esses sonhos no presente, ingressem no caminho do empreendedorismo.


Todavia, o lado complexo dos motivos enredados em tais motivações é justamente essa materialidade, ou seja, a concretude de tais sonhos. Isso porque, embora uma pessoa possa ter ou passar a desenvolver as habilidades necessárias e efetivas ao ser empreendedor e que, segundo o Sebrae, seria “ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação[1], deve levar em consideração que a ação de empreender sugere uma grande quantidade de atividades diárias que precisarão ser ministradas, controladas, mensuradas e subsidiadas, para que o sonho seja concretizado com qualidade – garantia de sobrevivência/permanência no mercado atual - e velocidade – garantia de feedbacks - almejadas.


A “grande quantidade de atividades diárias” a que me refiro, não quer dizer propriamente, o aspirante ao empreendedorismo, precise de uma grande quantidade de pessoal a sua disposição, muito pelo contrário, porque se assim fosse, não haveria hoje no mercado segundo pesquisas[2]do próprio Sebrae, onze milhões de empresas que foram criadas por necessidade, devido a crise econômica nos últimos três anos e meio em nosso país.


Em meio a esse número, encontram-se como maioria, microempreendedores que observaram na própria adversidade, oportunidades de realização considerando antes de tudo, valores e missão de seus negócios.


Para tanto, acredito que muitas dessas pessoas fizeram um autoquestionamento fundamental: “se minha empresa fosse uma pessoa física, por quais atitudes ela gostaria de ser conhecida, admirada e constantemente convocada?”


E, por certo, encontraram como resposta principal entre as demais: uma pessoa organizada e que sabe planejar, porque pensa, elabora e mede consequências, antes de executar/produzir, cumprindo assim os prazos estipulados (atinge metas).


Organização e planejamento, além de serem ações importantíssimas para o sucesso dos projetos comercias, são também sensos (autodomínios) que o empreendedor pode – e deve! – gerenciar com passos simples, independentemente do setor ou tamanho de empresa que deseja empreender.

Vamos a eles?


A título de organização, pergunte a si mesmo (a) se você sente estar perdendo tempo em sua vida.

Se a sua resposta foi positiva, busque – e encontre! – os motivos dessa perda., cujos motivos podem ser, por exemplo: autodesculpas, falta de criatividade, resistência em mudanças, rotina destrutiva, etc.


Administre melhor esse quadro. Como? Motive-se com seu propósito (objetivo)!

Se a sua resposta foi negativa e/ou já está de posse da resposta anterior, parabéns! Você já reconheceu os seus pontos fracos e fortes. Conseguirá agora, planejar! Como? Encontre um sistema de planejamento que funcione para você, pois inexiste uma forma que padrão de se projetar. No entanto:


Parta do pressuposto de adequar soluções a partir de seus problemas prioritários, delimitando-os em:

Ações operacionais, para definir soluções cotidianas do negócio (detalhe das atividades, definição dos responsáveis pelas tarefas, levantamento de recursos, logística e entrega de resultados).


Ações táticas, para definir soluções de médio prazo (de um a três anos).


Ações estratégicas, para definir soluções de longo prazo (de cinco a dez anos).


E, qualquer que tenha sido a sua resposta, vale lembrar que entre a defesa de um sonho e sua efetivação, a organização e o planejamento embora não evitem os problemas, são formas efetivas de apresentação de soluções.


[1] Disponível em: < http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em 27/04/2019.

[2] Disponível em: < https://g1.globo.com/economia/pme/noticia/crise-faz-empreendedorismo-por-necessidade-voltar-a-crescer-no-brasil.ghtml>. Acesso em 27/04/2019.


De: São Paulo - SP / Brasil

Para: encontros virtuais

  • PerfilLinkedInRosangelaEnéas
  • CanalRosangelaEnéas

© 2020 por UNICÓRNIO PRODUÇÃO E CONTEÚDO

Política de Privacidade